Demônio de Neon (The Neon Demon, 2016)

★★★★★★☆☆☆☆
   Costumo dizer que esse blog é um blog de indicações, porque não consigo falar sobre coisas das quais não gosto, porém essa postagem será um pouco diferente, pois em relação ao novo filme do Refn, Neon Demon, tiveram coisas que amei, e coisas que odiei, e nessa resenha falarei sobre todas essas coisas.
   Besta de Neon, Capeta de Neon, Chifrudo de Neon, Cramunhão de Neon, Lúcifer de Neon, Satanás de Neon, e outras variações possíveis, é o mais recente filme do diretor Nicolas Winding Refn, o diretor de filmes como Bronson e Drive. O filme conta a história de Jesse, uma jovem garota que sonha em se tornar uma modelo. Ela, por ser muito bela, desperta a inveja e o amor de outras garotas da cidade.
   O que é amável sobre Neon Demon? Ele é belo. Como a protagonista, o filme reproduz em sua estética a beleza. Vocês podem fazer um teste, é só abrir o arquivo e pausar em qualquer cena, e ele continuará lindo. Cada frame é uma incrível fotografia marcada por cores que falam, gritam com quem está assistindo. Para diferentes propósitos Refn faz um excelente uso das composições de cenário e figurino, e das cores, ele acalma e angustia.
   A trilha sonora é muito foda! Os instrumentais de Neon Demon em junção com sua parte visual criam uma atmosfera sensorial, tanto que é possível se sentir todos os sentimentos da protagonista Jesse.

   Como característica principal dos filmes do Refn há o uso de simbolismos, o filme tem sacadas muito interessantes relacionadas ao poder destrutivo da beleza. (Prestem atenção na cena do batom!).
   E as atuações são boas para o que se propõem, Elle Fanning sendo bela, Keanu Reeves em um personagem diferente dos filmes que eu estou acostumada a ver com ele, porém a atuação e personagem (que poderia ter sido melhor explorada) mais intrigante foi a da Jena Malone. (E tem uma cena bem chocantezinha, nojentinha, com ela que vale a pena ver, hahah).
   O que é odiável sobre Neon Demon? Esse roteiro! Neon Demon trata sobre mais de um tema, e todos os temas sobre os quais ele trata estão brigando por protagonismo no filme, mas infelizmente não há um vencedor, e o roteiro se perde. Ao final, há uma sacada interessante e é aí que todos os temas tratados por ele se encontram em um, porém o filme acaba deixando uma sensação de que nenhum desses temas foram bem desenvolvidos durante seu enredo.
   Para concluir um raciocínio, Neon é uma recomendação para quem espera ter uma experiência sonora e visual incrível, mas não para quem espera um roteiro que se aprofunda nos seus personagens e temas.

Leandra Diniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário